Boeing 737-200 Cruzeiro do Sul

Airfix 1/144

 

Agosto 2004

Lembro dos 737-200 da Cruzeiro do Sul na minha infância. Eu achava uma das pinturas mais bonitas da aviação brasileira.Aquele verde-agua era lindo!Lembro também que sempre quis montar algum avião da Cruzeiro . O meu tio montava kits para a gente, e uma das minhas paixões era um 727-100 que a Revell tinha lançado. Infelizemente ele foi dado para o meu primo. Outro dia fiz visita a esse primo e não é que o tal 727 estava lá conservadinho? Quando a FCM lançou o decal da Cruzeiro tratei logo de comprar.( Ja tinha comprado um decal da FCM que pretendia fazer o 737-200 da VASP)

Meu primeiro modelo comercial a ser montado. O Kit da Airfix deve ser bem conhecido do pessoal e os encaixes também não são muito precisos. As trubinas não tem um ajuste bom, e me pareceu, por comparação em fotos, um pouco mais finas do que a de um 737 real. Outra peça muito difícil de colocar foi o para-brisa do avião.Para deixar-lo transparente precisaria de muita paciência, putty , lixa e extremo cuidado. Optei por pintar junto com o resto do kit e colocar o decal que representa o para-brisa.As fotos escondem muito defeitos graves que podem ser visto no modelo "ao vivo".Devo mencionar que eu coloquei um decal errado :) . O decal preto na frente do para brisa que serve de anti-ofuscante devia estar mais colado ao vidro...mas...fazer o que? Mais cuidado da próxima vez.

Outra parte que eu apanhei foi na parte do Putty. Não adianta, a etapa é trabalhosa e tem que ser trabalhosa e feita com cuidado. Um "Mais ou menos" não funciona, assim que dei a primeira mão de tinta, ficou óbivo que a emenda não foi bem fechada. Foi minha primeira experiencia com pintura metalizada. O Abel de Recife me explicou como dar aquele brilho extra ao aluminio usando verniz e purpurina. Ainda não dominei a técnica, a minha principal dificuldade está no tempo de secagem do verniz e como distribuir a purpurina.

Depois de pintado, passei uma camada de verniz brilhante, depois de seco passei a colocar os Decais , com amaciante de decal. Existe uma boa quantidade de decais e achei muito bom o decal do leme ja vir inteiro na cor verde-agua, não apenas o logo. É mais trabalhoso ficar misturando tintas para obter uma cor parecida com aquele do decal .Depois do decal seco, mais uma camada de verniz brilhante. Só que nessa segunda camada, mesmo o verniz sendo brilhante , o efeito de "reflexo" obtido com a purpurina ficou prejudicado.

Qualquer comentário por favor.... motoki@linkexpress.com.br

VOLTA