SUD SE 210 Caravelle   

Heller 1/200

 

Setembro 2005

O Caravelle entrou em operação em 1959, tendo o primeiro protótipo voado em 1955. Foi um dos primeiros jatos comerciais do mundo e o primeiro avião a jato considerado um sucesso de vendas. O projeto foi uma resposta ao requerimento da Comité du Matériel Civil para um avião para rotas de média distância de 55 a 65 passageiros e de velocidade proxima a 600Km/h. Os primeiros operadores do avião foram a Air France e depois a SAS. Foram construídos 279 aviões. No Brasil foi utilizado pela Varig , inaugurando a era do jato no Brasil em setembro de 1959, pela Panair do Brasil e pela Cruzeiro do Sul. Ate 2004 haviam informações que eles ainda estariam voando em alguns paises da Africa.

Os kits da Heller tem uma fama muito ruim , ha relatos de exceções , mas via de regra eles seguem o padrão de kits não muito bem acabados. Com esse Caravelle não foi diferente. O modelo é todo em alto relevo com rebites pela extensão da fuselagem e das asas. Imaginem rebites na escala 1/200! Acho que proporcionalmente, cada rebite tal como estava no avião deviam ter o tamanho de uma bola de tênis no mínimo! Sendo assim, lixei todas as peças.Depois , com um scriber , refiz as linhas das superfícies de controle do avião , flaps , airelons etc.

Problemas na injeção do kit também. Parece que fizeram esse meu kit em particular com sobra de plastico...ou estavam ficando sem plástico , porque uma área entre  a cabine do avião e o trem de pouso dianteiro estava muito fino, como rebarba. Tanto é que um descuido e "furei" o kit. O encaixe das duas metades da fuselagem também não batiam. A curvatura da cabine de um lado era totalmente diferente do outro lado.Depois de colada as duas metades , muita lixa para tentar igualar as duas metades , e durepox para prencher o rombo embaixo da cabine.

Montar as asas , turbinas e profundores foi sem maiores problemas. Os trens de pouso são muito pouco detalhados , sendo que nem compartimento para alojar trem de pouso o kit tem.Apenas um buraquinho onde coloca-se o pino do trem de pouso. As portas do compartimento do trem são grossos para a escala. O resultado final é um kit plástico com aparência de um daqueles aviões matchbox de ferro.

A pintura foi feita com tintas aerotech prata e branco. Fiz uma pintura utilizada pela airfrance no começo dos anos 70 , vendo fotos , eles devem ter tido pelo menos 3 pinturas difrentes.E para coroar , tive problemas com decalques também. Eles estavam quebradiços na ponta. Quando fui colocar o nome "caravelle" nas turbinas ele se desmanchou , dando para diferenciar apenas alguns tracinhos pretos. O mesmo aconteceu com as faixas da fuselagem. Elas são feitas de dois tons de azul. O escuro e um claro de borda. Essa borda se esfarelou também deixando pontinhos azul claro espalhados por toda a área do kit. Limpei o que foi possível mas ja tinha virado pesadelo.

Não sei se foi muito azar da minha parte de comprar exatamente um kit cheio de defeitos , se o preço não tivesse sido tão barato eu teria ficado muito chateado.

Qualquer comentário por favor.... edu@motoki.com.br

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