Lavochkin La-15 Fantail

Cooperativa 1/72

 

Dezembro 2005

Foi a versão que foi produzida de uma série de caças que começou com o protótipo La-168 em 1948.Na sua configuração básica ele parece o MIG-15 , a não ser pelas asas mais altas e uma aparência mais fina. Foi muito popular entre seus pilotos por causa da sua boa manobrabilidade e seu cockpit pressurizado era uma vantagem em grandes altitudes. O avião entretanto era de fabricação complexa e cara , por isso o governo da URSS preferiu o MIG-15 , que era menos capaz , mas muito mais fácil de produzir.

Esse kit veio como sendo parte de um "rolo" que eu fiz , em um pacote de 5 aviões.Nunca me interessei em designs Sovieticos principalmente os caças a jato pioneiros. Não sei se é o único kit do La-15 e o molde deve ser bem antigo. A quantidade de rebarba nos sprues é absurda! Se voce não prestar atenção você acaba cortando alguma peça achando que faz parte da árvore  do kit.

Ele é alto relevo, e quando  finalizado não passa de 12cm de comprimento. Por causa da rebarba e do plástico um pouco grosso demais a montagem não é muito fácil. Muita lixa e muito putty.Junte-se a isso uma folha de instruções não muito clara e você tem um kit que , para principiante, deve ser frustrante montar. Muito cuidado na montagem do compartimento de rodas e as próprias rodas. Na folha de instrução não está muito claro a correta montagem das peças. Bem como estudar bem quais são as peças a serem colocadas antes de fechar as duas metades da fuselagem. O cockpit é muito simples , com quase nenhum detalhe.Por causa das imprecisões do molde, muita paciência e lixa para encaixar o painel de instrumentos em conformidade com a fuselagem.

Usei esse kit como experiência para aviões pintados como metal aparente. Depois de aplicar o primer , pintei com tinta preta para dar base ao aluminio. Na hora de aerografar o alumínio da aerotech também não tive muitos problemas. Para pintar os ailerons e alguns paineis do avião , usei vários tipos de tintas. A propria aerotech com um pouco de flat base tamiya , a Chrome SIlver da Tamiya e a Aluminum da testors. São pequenas mudanças nas tonalidades das placas que dão um charme mais especial ao modelo. Não abusei demais entretanto.

Para finaliazar , os decais são quebradiços , se não me engano foram produzidos pela MPM. Sempre tive problemas com os decais MPM pois eles são muito finos , acho. Muito cuidado ao aplica-los. Eles vem com opção para duas aeronaves.

Qualquer comentário por favor.... edu@motoki.com.br

VOLTA