Aeritalia Aermacchi MB326-K

Supermodel 1/72

 

Junho 2004

O Aermacchi MB326 é mais conhecido aqui no Brasil na sua versão Biplace modelo MB-326GB, o Xavante produzido pela Embraer para a FAB em 1970. Mas sua história é bem mais antiga e começa no final dos anos 50 quando a a Aermacchi produziu a versão de treinamento MB-326A para as forças aéreas da OTAN.Seus concorrentes levaram a melhor e  alguns foram vendidas para nações da Africa e America do Sul,  mas a maioria ficou mesmo na Italia. Em 1970 a empresa colocou um motor mais potente , reforço estrutural nas asas para mais armamentos e fez uma versão Monoplace de ataque o MB326K que aqui é representado. O MB326K foi produzido sob licença pela Atlas da Africa do Sul com o nome de Impala II.

Quando eu comprei esse kit em uma lojinha na Itália pensei em fazê-lo como um Xavante da FAB. Comprei sem pestanejar porque era difícil arrumar um MB326 no Brasil.Oras , claro que depois fui descobrir que o Xavante era um modelo Biplace totalmente diferente!Nào me restando muita opção resolvi fazer o modelo usado pela AMI , a Força Aéra Italiana.

Para uma escala 1/72 ele fica um aviãozinho bem pequeno. Colocando-o ao lado de um F-15 ou Su-35 você pergunta se realmente eles estão na mesma escala.Não me preocupei muito com detalhes e pesquisa para montar esse modelo , sendo ele totalmente montado com as peças da caixa sem modificações. Como poderia se esperar é um kit simples com poucas peças. Me surprendeu o encaixe da peças que não foram de forma alguma difíceis. Minha primeira experiência com camuflagem em jatos. Ficou bom apesar de eu achar que as "manchas" ficaram em algumas partes regulares e ortogonais demais.

Ele é daqueles kits que um principianete monte numa boa, se fosse fácil de achar por aqui.

Qualquer comentário por favor.... motoki@linkexpress.com.br

VOLTA