Mitsubishi G3M3 Rikko "Nell"

Arii 1/72

 

Dezembro  2004

O G3M  Type 96 Rikko , código aliado "Nell", bombardeiro da Marinha Japonesa de maior alcance no começo da guerra, foi responsável pelo afundamento, juntamente com outros esquadrões que operavam o mais moderno G4M "Betty", dos dois Encouraçados britânicos, o HMS Prince of Wales e o HMS Repulse, 10 de Dezembro de 1941.

Seu projeto eh de 1933 e a ideia de um bombardeiro de longo alcance que atingisse os navios enquanto estavam bem longe da costa japonesa vieram do próprio Almirante Isoroku Yamamoto. Este passou a incubência à equipe composta por Sueo Honjo, Tomio Okubo ,Nobuhiko Kusabake e seus desenhistas da fábrica Mitsubishi.O primeiro protótipo voou em 18 de Abril de 1934 e sua ultima versão saiu da linha de montagem em Fevereiro de 1943 quando sua carreira como avião de primeira linha já estava ultrpassada.

Fonte:Schiffer, G3M in Japanese Naval Air Service

Existem atualmente dois modelos do G3M na escala 1/72, um da Arii , mais antigo e um com molde mais novo da Hasegawa. O kit da Arii não é ruim, achei talvez um pouco incoveniente o tanto de rebites representados nas asas e fuselagem do avião , nessa escala , um rebite quase não fica visível. Resolvi deixar ao invés de lixar o kit inteiro.Ele mistura partes em baixo e alto relevo.

O modelo vem com 3 figuras, dois pilotos e o bombardeador.Os detalhes sào bons , mas longe de serem figuras perfeitas. Eles vão em um cockpit bem espartano , com assentos pouco , pra não dizer nada, detalhados, um painel de instrumentos liso e dois manches. Os componentes foram pintados de Cinza médio e o interior de "Aotake"traduzindo literalmente como "Bambu Verde",uma cor puxando para o verde, meio azulado. Como o canopy fica fechado e o tanto de montantes no canopy dificulta a visão do interior a falta de detalhamento não  chega a ser um problema muito grande. Por causa da quantidade enorme de montantes, apanhei para mascarar o canopy  que não ficou perfeito. Fora que ao utilizar Maskol com Future, deu uma reação que deixou a transpaência com um pó branco incrustado. Para meu alívio , passando mais Future por cima do pó ele desaparece.

Seguindo, a montagem é bem simples , aproximadamente 50 peças , com apenas uma folha dobrada com 9 passos de montagem. Vem com três opções de pintura. Dois na tonalidade marrom/verde e um no tradicional IJN Navy Green ( em cima) / Grey ( em baixo). Foi a minha primeira experiência usando Micro Set e Micro Sol e fiquei bastante satisfeito. Nào foi necessário muito Putty , bastando apenas uma boa lixada, sem preguiça.

Decidi nào envelhecer demais o avião , como a gente costuma ver por ai , cheio de descascados prateados.Ainda n'ão foi nesse kit a representação. Me limitei a colocar algumas manchas de prateado em pontos isolados. Pelo tamanho da caixa , a princípio pode parecer pequeno na escala 1/72 , mas no momento que vc começa a montar , vê-se a grande envergadura desse avião. Em 1/48, não deixaria nada a desejar em tamanho para nenhum B-17.

Qualquer comentário por favor.... motoki@linkexpress.com.br

VOLTA