Ryan PT-20/STM 2

Testors 1/48

 

Janeiro  2005

O nome Ryan tem seu lugar na história da aviação por ser o projetista do Ryan NYP , o famoso "Spirit of St.Louis". Ele sempre se interessou pelo adestramento de pilotos então resolveu em 1933 montar um treinador que fosse seguro e fácil de voar: o ST ( Sport-Trainer) . O modelo foi exportado para vários países (inclusive para a Holanda com flutuadores) e finalmente encomendado pelo Exercito Americano. Ele foi o primeiro treinador monoplano da aviação do exército e entrou com a denominação PT-16. Depois foi sofrendo modificações, a maioria troca por motores mais potentes até chegar ao PT-20 com uma encomenda de 30 unidades. Com a criação de novos modelos de motores e a crescente demanda de treinadores , o ST evoluiu e o modelo definitivo acabou sendo o PT-25 que tinha um novo motor radial mais potente.A família de aviões recebeu o nome Recruit.

Por ser um kit pequeno , barato e da Testors, o modelista geralmente passa batido por esse avião. Entretanto eu achei muito divertido montá-lo além de ter ficado um modelo bem chamativo na minha estante de modelos. Você até acredita que o modelo não está em 1/48 de tão miúdo em comparação com outros caças .

A montagem é bem simples, com nenhum detalhe interior. O espaço do cockipit é tão pequeno que dificilmente qualquer detalhamento maior seria notado. Na colocação dos tripulantes, tive que cortar os pés do piloto (o que fica atrás) para que os dois coubessem direito. Ainda coloquei dois painéis em scratch , com os instrumentos pintados de preto sobre um fundo cinza. Por ser um treinador primário o avião não tinha um painel complicado. O processo de montagem foi sem maiores dores de cabeça. A lixada usual de todos os kits e ,no meu caso, usei muito pouco putty.Sempre achei que os modelos da Testors não prestavam, achei que seria bem pior. Não é um Hasegawa mas também não é "obra do demo".

Ousei experimentar a técnica de purpurina ,que aprendi com o Abel de Recife, para deixar o aluminio brilhante. Pinta-se o modelo com uma tinta aluminio normal  e deixa secar. Depois passe Verniz brilhante (usei future) e quando o verniz não estiver nem muito molhado e nem seco, passar purpurina levemente com uma luva de latex, essas cirurgicas. Quanto mais o verniz vai secando , mais forte você passa a purpurina para que fique bem misturado ao verniz. Ainda não consegui uniformizar o brilho sendo que algumas partes estão mais brilhantes que outras. Essa técnica requer cuidado e paciência e alguma experimentação mas mesmo assim o resultado foi muito bom. Depois é deixar o verniz secar bem ( alguns dias) e passar novamente um pano liso para tirar o excesso, o resto da purpurina que ficou. NÃO colocar verniz depois de feito o trabalho, pois isso somente fosqueará de novo a tinta e todo o seu trabalho fica perdido. Depois mascarei bem as partes metalicas e pintei as asas, leme e profundores na cor Yellow Chrome da Model Master. Para dar um tom semi fosco, usei o Future misturado com Flat Base da Tamiya. Mais um retoque nas bordas do cockipit que eram de couro , uma pintura na hélice simulando madeira e as faixas anti-ofuscantes de preto Tamiya Fosco.

Apliquei os decais com Micro Set e Micro Sol e ficou um conjunto contrastante e bonito. Depois de tudo feito , canopy colado, chegou a hora de colocar os esteios. Experimentei com corda de guitarra. Ficou bom , mas a tendência da corda é ficar curva e retesar um arame dessa finura é difícil. Usei então o bom e velho conhecido Sprue esticado. Uma gotinha de Durepox Liquido ( Fantastico ! É uma cola epoxi com dois tubos. O adesivo e o catalizador que são misturados em partes iguais no final a mistura fica pastosa, transparente, não escorre e não fica esbranquiçado como o super bonder) e colocamos os sprues. Nessa parte precisei coletar várias fotos pois as instruções não eram claras. Achei as fotos de um modelo STM-2 que serviu na Holanda e que está bem conservado...numa página de um tal Kiwi..hehehe

Gostei do kit , do resultado e do trabalhinho que deu! Uma boa diversão por menos de 30 reais!

Qualquer comentário por favor.... motoki@linkexpress.com.br

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