Sukhoi S-37/SU-47 Berkut

Italeri/Svezda 1/72

 

Janeiro  2005

O protótipo da Sukhoi , o S-37, fez seu primeiro vôo em 25 de Setembro de 1997. Ele é um modelo FSW ( Forward-Swept Wings) ou "Asas com Curvatura pra frente" e veio como uma supresa para o mundo ocidental que acreditava que apenas os americanos( sempre eles) tinham um projeto assim, o X-29, desenvolvido de projetos antigos da Luftwaffe de Hitler, particularmente do bombardeiro a jato Junkers Ju287. Como ele está em estágio de protótipo, muitas modificações ainda poderão ser feitas.

Quando a Svezda lançou o modelo, muita gente achou que nunca o veria pelas bandas ocidentais a preços acessíveis. Como é comum no nosso hobby , as vezes o ato de se precipitar  sai caro. A Italeri lançou exatamente o mesmo modelo. Apesar do preço não ser uma bagatela para 1/72, o kit em si é bem simples, se tem umas 50 peças é muito!

Entretanto, em se tratando de um avião único tanto em forma quanto em unidade, é uma linda aquisição para os adoradores de "secadores de cabelo". Suas asas em angulação invertida deixam-o com um visual extremamente elegante. Segundo pude apurar de fotos, a proporção está bem condizente com o modelo apesar de existir apenas um protótipo no mundo. Dai se tira a conclusão que obter detalhes construtivos exatos deve ser meio difícil.Por isso acredito que quando moldaram o cockipit, o fizeram bem espartano. Falta detalhe de panel, de console lateral  e de assento. Achei compreensivel.Como acontece nesses casos  de cockipits sem informação, resolvi fechar o canopy.

Como eu falei , o kit é simples e a montagem não tem muitos segredos. A junção da parte frontal com a parte traseira do kit é um tanto estranha, mas sem maiores consequências,nada que o putty não resolva.No meu caso , o masseamento deixou um pouco a desejar...mas paciência , não vou começar o kit de novo. Achei o plástico duro e pesado e também um tanto rugoso. Não sei qual o motivo.

Como eu falei , existe apenas um protótipo voando sendo assim não dá para fugir muito das opções de pintura. Toda preta com alguns tons de branco. Uns dizem que a pintura preta é por causa de tinta especial de reflexão de ondas de radar etc. Em se tratando de protótipo não se pode afirmar nada. Mesmo a pintura sofreu pequenas mudanças no decorrer do tempo ,como algumas faixas brancas no leme,  lembrando que a aparição foi em 1997, e de la pra cá alguma coisa já deve ter mudado.A pintura da caixa do kit é bem antiga , observando fotos mais novas consegui um resultado muito próximo de uma pintura de 2003. Como não tive decais acabei fazendo algumas adaptações no posicionamento dos decais originais baseado em fotos (poucas disponíveis) e o resultado foi bom.Como o avião só é demonstrado em feiras, acredito que a pintura deva ter o mínimo de desgaste possível portanto não fiz qualquer envelhecimento.

Aconteceu um fato gozado com a minha tinta. Usei Esmalte da Model Master preto semi-gloss. Entretanto na parte de cima ficou uma pintura lisa e embaixo uma pintura rugosa , como se a tinta fosse acrílica! Passei a primeira camada de Future e apliquei os decais. Na parte da pintura rugosa, o decal ficou esbranquiçado com a aplicação do micro-set e micro-sol. Uma posterior aplicação de future escondeu um pouco o problema.

Na pintura dos exaustores usei um tinta chamada Jet Exhaust da model master, indicada pelo Urubu-rei , e que juntamente com um leve dry-brush deu uma aparência bem legal a eles.Mais uma vez me vali das fotos para pintura. No kit, os exaustores parecem bem maiores do que o real.

 

Em todo caso , fica um avião muito bonito. Com a crise da Rússia vai saber se vai ser operacional ou não, pelo menos como modelo estático ele está servindo muito bem!

Qualquer comentário por favor.... motoki@linkexpress.com.br

VOLTA