Veritech Valkyrie VF-1S Fighter Mode

Hasegawa 1/72

 

Março 2004

O desenho Macross foi lançado nos EUA e aqui no Brasil como Robotech. Considerado por muitos um dos marcos da história do anime, a série fez muito sucesso. É a história de uma nave alienígena que caí na terra, na ilha de Macross no oceano Pacífico. O governo da terra examina a nave e descobre uma tecnologia fantástica. Junto eles descobrem a origem da nave e sabem que os donos dela um dia virão reclamá-la.Junto com a reconstrução da nave, a SDF-1, eles desenvolvem os Veritechs, caças que podem se transformar em robôs de 10m de altura, pois os alienígenas são aproximadamente desse tamanho.

O desenho começa em 2009 no dia da inauguração da nave onde uma festança está acontecendo. Durante a festa, naves alienígenas chegam na órbita da terra, começa então a primeira batalha da Nave SDF-1 e dos Veritech. Para evitar danos à cidade, a nave levanta vôo , mas como ainda está em fase de testes, os geradores de anti-gravidade se soltam, não tendo outra opção, o capitão resolve fazer uma Dobra Espacial e ir para a órbita da terra. Devido a um cálculo mal feito , eles vão parar na órbita de plutão. Como parte da ilha também foi teletransportada, os sobreviventes são alocados no interior da nave e re constroem a cidade dentro dela. O desenho continua contando a saga do retorno da nave de Plutão a terra. O desenho fez tanto sucesso que várias continuações foram feitas: Macross II, Macross 7 , Macross Plus e recentemente a série Macross Zero.

Esse Veritech, aqui no formato de Caça, pertence a um dos personagens principais do desenho , o Comandante Roy Fokker, comandante do "Skull Squadron", a unidade de Elite do SDF-1.Ele é irmão mais velho do personagem principal Rick Hunter, que também é piloto. O VF1-S é um veritech mais manobrável e mais bem armado do que outros, por isso ele é alocado a lideres de esquadrão. Visivelmente uma homenagem ao esquadrão "Jolly Rogers"da Marinha Americana, tanto pelas linhas gerais do caça ( que lembra um F-14) quanto pelas cores.

Antigamente existiam kits do Macross na escala 1/100, da Arii. A Bandai fabricava também alguns kits em 1/72, inclusive um que podia transforma de Caça , em Gerwalk ( um híbrido de avião e robô) e Battleroid ( o robô).

 

Veritech Fighter
Veritech Gerwalk
Veritech Battleroid

A entrada da Hasegawa na producão de kits da série foi muito bem vinda, pois vieram com uma qualidade bem superior das antigas Arii e Bandai. Digno dos kits da Hasegawa mais novos, esse kit não tem qualquer problema de encaixe e nem precisei usar putty. Todas as peças se encaixando perfeitamente. Muitos decais e stencils, não há muito o que fazer com  a pintura também.

Eu acho que esses modelos estão ligeiramente super faturados no mercado americano e brasileiro principalmente porque o desenho não faz tanto sucesso por aqui e como todo desenho de anime vira raridade e preciosidade. Mas para os fãs nada mais legal do que esses Veritechs , as naves principais do desenho.

Qualquer comentário por favor.... motoki@linkexpress.com.br

VOLTA