Rutan Voyager   

Amodel 1/72

 

Setembro 2005

Em 23 de Dezembro de 1986 , os pilotos Dick Rutan e Jeana Yeager, completaram o primeiro vôo ao redor do mundo sem reabastecimento em 9 dias, 3 minutos e 44 segundos ( aproximadamente 216 horas). Voaram 42212 Km e bateram o recorde de distancia anteriormente realizado por um B52 (20168 Km ) em 1962. Composto basciamente de Grafite , Kevlar e Fibra de Vidro ele pesa vazio 1020Kg. Com todo o combustível, armazenado em 17 tanques por quase toda a parte do avião , ele chega a 4400 Kg. Tem uma envergadura de aproximadamente 34 metros.Atualmente ele está em exposição estática no Smithsoniam National Air and Space Museum , em Washington DC , EUA.  Burt Rutan , designer e dona da Scaled Composites , também fabricou o GlobalFlyer em Fevereiro de 2005 ( Primeiro avião a dar a volta ao mundo com um unico piloto e somente com um motor ) e o SpaceShip One , primeira nave civil a ir ao espaço.

Comprei esse kit da Amodel direto da Ucrânia pelo Ebay. O custo foi muito barato ( compensado pelo frete) . Ele é injetado em plástico grosso e de consistencia mais mole. Da pra ver as imperfeições no molde  e a quantidade de rebarba. Parece até que o kit era feito de resina. Fico pensando se eu não adiquiri um "clone" pois ouvi dizerem bem dos produtos da Amodel. Em reviews pela internet , também vi críticas quanto a fidelidade do modelo. Vendo fotos  dele no museu , realmente muita coisa deixou a desejar. Fiz algumas pequenas peças em Scratch como as saidas de ar do motor e outras partes que observei nas fotos.Defeitos a parte , não é um kit muito complicado, com poucas peças. Ele é trabalhoso e impreciso, uma vez que é necessário bastante putty e lixa. Se for corrigir todas as imperfeições do modelo, o tempo de montagem sairia muito maior. Projetado para ser um avião econômico e especificamente para a missão de volta ao mundo , o projeto é o mais espartano possível com linhas simples e sem muito detalhe. Eu considero isso exatamente o que torna o avião elegante.

A pintura não tem muito segredo também. Ele é todo branco apenas com as pás das helices em prateado. Nesse modelo experimentei as tintas Aerotech. Elas são automotivas e , quando as comprei estava meio cético quanto ao resultado. Me surpreendi com a pintura , depois de dar uma mão de primer (da própria aerotech) ela distribui muito bem no modelo e nem precisei diluir no aerografo , achando a consistência ideal para minhas condições. Essas tintas deixam bem evidentes quaisquer erros de montagem e defeitos de lixamento. As imperfeições do kit ficam bem acentuadas. Depois de pintado , duas camadas de future.

Os decais são finos e quebradiços, necessitando de um cuidado muito grande na hora da colocação. Assentei-os com micro set e micro sol. No final saiu um resultado bonito , ainda que o Kit não está na melhor das condições de apresentação. Mais uma vez valeu a experiência, se não ficou perfeito ainda , um dia chego lá.

Qualquer comentário por favor.... motoki@linkexpress.com.br

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